Dúvidas

Aqui você pode saber mais sobre o nosso serviço e acessar também algumas perguntas relacionadas a dívidas e nome sujo.

Sobre a noPositivo

Como funciona o serviço da noPositivo?

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Tudo começa com uma avaliação online e totalmente gratuita. É só você responder o formulário noPositivo para descobrir na hora se o seu caso é ou não de negativação indevida.

Negativação indevida é o termo usado nas situações em que uma pessoa fica com o nome sujo devido a erros das empresas ou golpes de terceiros, entre outros motivos. Esses casos, vale dizer, podem gerar compensação pelos danos causados.

Depois da avaliação online, se desejar, nossos especialistas entram em contato em até 24h úteis para fazer o atendimento inicial e responder dúvidas. É importante dizer que todos os dados passados estão 100% seguros com a gente.

Também poderemos cuidar de todas as burocracias para limpar seu nome e correr atrás de uma compensação. Se quiser nossa ajuda para isso, a partir da análise das informações e documentos que você mandar, a gente entra em contato com a empresa que negativou seu nome.

Você receberá informações sobre tudo o que está acontecendo e, se a empresa concordar em fazer um acordo amigável, a decisão de aceitar ou não o valor oferecido é totalmente sua. O pagamento da compensação também é feito diretamente para você, tudo de forma transparente e segura.

Importante: 100% online e sem riscos, nossa assistência não terá custos se não chegarmos a um acordo com a empresa que negativou seu nome.

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Quanto eu tenho de pagar pela assistência da noPositivo?

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A nossa forma de trabalhar é “você só paga se receber”. Ou seja, se quiser contar com nossa assistência, você só pagará pelos nossos serviços se realmente receber uma compensação da empresa que negativou seu nome.

Nesse caso, você paga 30% do valor recebido. E como o valor da compensação é feito diretamente para você, nossa cobrança acontece por meio de boleto bancário e somente depois que você receber a sua compensação.

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Quanto tempo demora para meu caso ser resolvido?

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Em média, um procedimento de acordo costuma demorar entre 7 a 15 dias. Esse é o tempo que levamos para entrar em contato com a empresa, tentar limpar seu nome e fechar um acordo financeiro.

É importante considerar que a limpeza do nome depende também da empresa que negativou seu nome. Ou seja, ela precisa solicitar a exclusão do nome da lista de devedores dos órgãos de proteção ao crédito e, por isso, alguns casos podem demorar um pouco mais.

Caso a tentativa de acordo não dê certo, nossos especialistas vão oferecer orientações gratuitas sobre próximos passos que você pode seguir para encontrar uma solução.

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Que tipo de documentos tenho de mandar para vocês?

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Além de um documento pessoal com foto e o número do CPF (como RG ou Carteira de Habilitação), a gente pede a cópia da negativação no Serasa ou SPC. É só tirar uma foto ou print da tela do seu celular ou computador quando estiver consultando esses sites.

Também pediremos que nos mande qualquer documento que acredite que possa ajudar na análise do seu caso. Por exemplo, você está sendo cobrado de uma dívida que já está paga? É só mandar a foto desse boleto pago. Você pediu para fechar uma conta bancária e ela seguiu aberta? Mande-nos o número de protocolo desse atendimento no banco. E assim por diante.

Se estiver em dúvida sobre outros documentos que pode enviar, nossos especialistas vão sugerir as melhores opções.

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Como vocês conseguem resolver burocracias em meu nome?

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Por meio de uma procuração que você assina online através do seu celular ou computador.

Esse documento é essencial para que possamos falar em seu nome na hora de entrar em contato com as empresas.

Para sua maior tranquilidade, saiba que essa procuração é válida exclusivamente para cuidarmos do seu caso de nome sujo indevidamente.

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Todos os casos que vocês cuidam ficam com o nome limpo e ganham compensação?

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Infelizmente não. Há situações mais complexas e, por diferentes motivos, algumas empresas preferem não fazer acordos extrajudiciais. Algumas também não respondem nossas tentativas de contato.

É claro que fazemos o máximo possível para resolver tudo o que chega até a gente, mas o fechamento de um acordo depende muito de como a empresa que negativou seu nome cuida desses casos.

É importante saber, ainda, que se o consumidor tiver outras negativações em seu nome, é possível limpar o seu nome apenas das cobranças que forem indevidas, e pode ser que não ganhe uma compensação.

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O que acontece se não for possível fechar um acordo amigável?

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A atuação da noPositivo acaba quando não é possível conseguir um acordo amigável. Isso acontece porque somos uma empresa de acordos e não podemos continuar em casos que precisem seguir por vias judiciais.

Nossos especialistas, no entanto, podem oferecer gratuitamente todas as informações necessárias para que você consiga resolver da melhor forma o seu problema.

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O acordo amigável é o suficiente para limpar meu nome?

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A resposta é sim para a maioria dos casos em que a negativação é realmente indevida.

Há situações, no entanto, que podem atrasar ou prejudicar a resolução de um caso. Alguns exemplos acontecem quando o consumidor:

 - Já tem uma dívida negativada pela mesma empresa ou por outra.
 - Foi negativado novamente por outro motivo.
 - Não guardou comprovantes de que pagou uma conta, caso em que dependerá da empresa, banco ou cartão de crédito fornecer o documento.

Em algumas situações também se constata que a dívida (ou parte dela) é realmente devida e, assim, o nome poderá ser limpo apenas com a quitação do valor.

Nesses casos, se for necessário e o cliente desejar, poderemos ajudar a negociar dívidas do melhor jeito possível.

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Já limpei meu nome por negativação indevida, mas queria buscar compensação pela dor de cabeça que passei. É possível?

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Se a negativação indevida aconteceu há no máximo cinco anos, e você não estava anteriormente negativado por nenhuma outra dívida, podemos ajudar você a buscar um acordo de compensação.

Faça uma avaliação agora mesmo para que nossos especialistas analisem seu caso e entrem em contato!

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Eu devia, paguei a dívida e meu nome ainda não foi limpo. Vocês podem me ajudar?

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Sim! Mesmo que você fosse realmente devedor e seu nome estivesse sujo, se você já pagou a dívida ou a primeira parcela de um acordo, a empresa tem obrigação de limpar o seu nome em até 5 dias úteis.

Se o seu nome não for limpo no prazo, a sua negativação torna-se indevida.

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Sobre negativação, dívidas e nome sujo

O que significa ficar com o nome sujo?

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Estar com o nome sujo quer dizer que uma dívida não foi paga e que, por causa dela, seu CPF foi cadastrado na lista de devedores de um dos órgãos que protegem o crédito. Entre os principais órgãos estão o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o Serasa e o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Estar com o nome sujo é um jeito informal de falar que um nome e CPF estão negativados.

As empresas entendem que uma pessoa negativada não é boa pagadora. Por isso, se o seu nome está na lista de devedores, dificilmente conseguirá pedir um empréstimo no banco, fazer um financiamento ou até mesmo comprar um produto parcelado.

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O que é uma negativação indevida?

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Negativação indevida é o termo usado nas situações em que uma pessoa fica com o nome sujo devido a erros das empresas ou golpes de terceiros, entre outros motivos. Esses casos, vale dizer, podem gerar compensação pelos danos causados.

Isso pode acontecer em situações como:

 - A empresa, banco ou loja cobra uma dívida que já foi paga.

 - O consumidor foi vítima de golpe e mesmo assim teve o nome negativado.

 - Serviços ou produtos que nunca foram pedidos estão sendo cobrados.

 - A dívida existe, mas os valores cobrados estão errados.

 - A dívida existe, mas não houve aviso prévio sobre a negativação.

 - O nome continua sujo mesmo quando a dívida tem mais de cinco anos.

 - Se a dívida é paga, mas a negativação não é removida em até 5 dias úteis.

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O meu nome pode continuar sujo mesmo quando a dívida tem mais de cinco anos?

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O nome de um consumidor não pode ficar sujo por uma dívida que já completou cinco anos. Isso porque depois de cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, o nome do devedor não pode mais permanecer inscrito nos orgãos de proteção ao crédito como o SPC e a Serasa. Depois desse tempo, a negativação por causa dessa dívida é considerada indevida.

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O que é histórico de crédito e qual sua relação com ter o nome sujo?

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O histórico de crédito oferecido pela Serasa e outras instituições de proteção ao crédito atribui uma pontuação (score) para cada consumidor, independentemente de o nome estar sujo ou não no momento da consulta.

Quanto mais alta a pontuação, melhor, pois indica que o consumidor é considerado um bom pagador. Esse indicador é cada vez mais usado pelas empresas para avaliar seus consumidores.

Ou seja, se você está com o nome limpo no momento, mas tem uma pontuação baixa devido a um histórico de dívidas não pagas e protestadas, poderá encontrar dificuldade para conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

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Quantos pontos indicam um score alto ou baixo para a Serasa? E o que essa pontuação significa?

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No histórico de crédito da Serasa, a pontuação vai de zero a 1.000 pontos. Quanto mais alto, melhor para um consumidor, pois demonstra que ele é um bom pagador. Entenda as faixas de pontuação:

 - Até 300 pontos: consumidor oferece alto risco de inadimplência;
 - Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
 - Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

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As dívidas com mais de cinco anos caducam?

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Sim, uma dívida com mais de cinco anos caduca. Isso significa que a dívida não pode mais permanecer inscrita nos órgãos de proteção ao crédito e o consumidor não pode mais ficar com o nome sujo por causa dela.

Um ponto importante a considerar, no entanto, é que na hora de fechar um negócio, empréstimo ou financiamento, as empresas não avaliam apenas se o nome do consumidor está fora da lista de endividados. Hoje em dia, avalia-se também como anda sua pontuação de histórico de crédito (acesse as duas perguntas anteriores para descobrir o que é isso).

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Quem tem nome sujo consegue arrumar emprego?

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Usar a negativação como filtro na hora de recrutar profissionais é considerada uma prática discriminatória.

No entanto, como as empresas podem consultar os cadastros de proteção ao crédito sem que isso seja divulgado publicamente, não se pode afirmar com todas as letras que nenhuma empresa ainda recorra a esse método para escolher seus candidatos. Mas felizmente, hoje em dia, essa prática não é tão comum.

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Quem tem nome sujo consegue financiar casa?

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Infelizmente não. E não é apenas o solicitante do financiamento quem deve estar com o nome limpo. Se houver composição de renda para conseguir o financiamento, todos os envolvidos deverão estar fora da lista de devedores.

Só há uma exceção: o programa Minha Casa Minha Vida oferece uma modalidade que pode ser conseguida mesmo por quem está negativado.

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Posso pegar empréstimo com nome sujo?

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Em geral, quem tem nome sujo só consegue um empréstimo com financeiras ou instituições que trabalham exclusivamente com quem está negativado, que costumam trabalhar com juros bem altos.

Podem existir exceções quando a dívida é recente, não tem valor alto e o consumidor tem um bom histórico de crédito. Mas tudo vai depender de cada instituição.

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Posso conseguir um cartão de crédito com o nome sujo?

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Não existem muitas opções, mas é possível encontrar no mercado alguns cartões que podem ser solicitados por quem está negativado.

Essas opções, no entanto, quase sempre são de modelos pré-pago ou de crédito consignado (para pensionistas e aposentados do INSS).

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