Cartão de crédito para negativado: é possível?

Cartão de crédito para negativado: é possível?

Banner 728x90 Banner 300x100

Afinal, um consumidor negativado consegue fazer um cartão de crédito? Uma das facilidades deste tipo de cartão é a possibilidade de fazer o pagamento algum tempo depois de realizar as compras. No entanto, quem está com o nome sujo pode ter algumas dificuldades para conseguir este produto financeiro.

Embora apresente essa vantagem do tempo, o cartão de crédito, se utilizado da maneira errada, pode mas atrapalhar do que ajudar. Por essa razão, é importante que o consumidor, antes mesmo de ter o seu cartão, esteja em dia com as suas contas, da mesma forma que deve continuar após ter o cartão em mãos.

Está com o nome sujo? Saiba como você pode conseguir um cartão de crédito e entenda o que você deve considerar no momento de escolher o seu cartão.

Um negativado pode ter cartão de crédito?

Na hora em que você solicita um cartão de crédito, a instituição faz uma análise de crédito bem criteriosa. O que seria isso? É justamente a etapa em que ela analisa os seus dados e verifica o seu histórico como consumidor. Ela também avalia se você tem alguma dívida pendente para liberar ou não o cartão.

Apesar de muitas instituições negarem o cartão quando percebem a negativação, ainda existe a possibilidade de se conseguir um. O motivo é que existem diferentes tipos de produtos para perfis de clientes diversos. A seguir, veja quais são as alternativas disponíveis de cartão de crédito para quem está com nome sujo.

Cartão de crédito pré-pago

Nesse caso, não se faz nem mesmo uma análise de crédito. Isso acontece porque, com esse cartão, você vai fazer o pagamento antes de usá-lo. É como ter um celular pré-pago, no qual é preciso colocar créditos para poder ligar. No caso desse cartão, você vai fazer um pagamento para adicionar crédito e, assim, comprar com ele.

Que vantagem isso traz? Existem pagamentos que são feitos com cartão de crédito. Serviços de streaming e compras na internet são algumas delas.

No entanto, na hora de contratar, é importante analisar as condições do produto que cada instituição oferece. Muitas vezes, pode haver cobranças de taxas e de anuidade, o que não traz tantos benefícios para quem o usa.

Cartão de crédito consignado

Esse tipo de produto é destinado a apenas uma parcela do público. Entre as pessoas que podem ter um cartão de crédito consignado, destacamos:

  • funcionários públicos;
  • aposentados ou pensionistas do INSS;
  • membros das Forças Armadas;
  • empregados com carteira assinada (regime CLT).

As instituições que oferecem o cartão consignado não fazem uma consulta para avaliar se o nome da pessoa está negativado. No entanto, essa avaliação pode ser feita para definir o limite do cartão. No caso de quem está com nome sujo, esse limite pode ser mais baixo.

O que avaliar ao solicitar um cartão?

É verdade que o cartão de crédito traz algumas facilidades para o nosso dia a dia. Mas, na hora de solicitá-lo, é muito importante fazer algumas considerações. Vamos conversar um pouco sobre isso?

Avalie a necessidade de ter um cartão

A primeira delas é entender a real necessidade de ter um cartão de crédito. Ao organizar as suas finanças pessoais, talvez ele até deixe de ser necessário. Portanto, avalie os seus hábitos e veja se o cartão será um herói ou um vilão para o seu orçamento.

Compare as opções disponíveis

Como vimos, existem algumas opções de cartões que pessoas negativadas podem solicitar. O ideal é avaliar cada uma delas com atenção e optar pela que se encaixa melhor na sua realidade.

Além disso, sempre busque instituições confiáveis. Nunca entregue seus dados a sites suspeitos, uma vez que eles podem praticar fraudes.

Analise as taxas dos cartões

Antes de contratar qualquer tipo de produto ou serviço de instituições bancárias, é preciso ter muita atenção quanto às taxas. Afinal, caso os valores sejam altos, eles poderão prejudicar o seu orçamento. Entenda quanto é a anuidade do cartão e lembre-se de que é possível encontrar até mesmo cartões que não cobram essa taxa.

Busque limpar o nome

Apesar de existirem alternativas de cartões de crédito para pessoas negativadas, o ideal é mudar os hábitos para limpar o nome. Entre os principais problemas enfrentados por quem tem o nome sujo, podemos destacar:

  • suspensão de alguns serviços oferecidos pelas instituições bancárias, como empréstimos e financiamentos;
  • não contar, em situações de emergência, com crédito oferecido pelo mercado — até mesmo o aumento no limite do cartão é negado quando o nome está negativado;
  • perda do poder de compra — as lojas oferecem condições desfavoráveis a quem tem nome sujo, como um valor de parcelas acima daquele oferecido às outras pessoas.

Sendo assim, o que fazer para limpar o nome? Inicialmente, entre em contato com a empresa que negativou você. Talvez ela ofereça condições especiais para a quitação da dívida, parcelando o valor total. Nesse tipo de negociação, mesmo com algumas prestações, o seu nome já fica limpo, o que permite organizar as suas finanças de maneira mais adequada.

Além disso, vale a penas fazer um planejamento financeiro, colocando no papel todos os seus ganhos e gastos para saber se o se orçamento está ou não em equilíbrio. Assim, você consegue visualizar melhor quais são as suas despesas, diminuindo o risco de contrair dívidas.

Cuidados ao usar o cartão de crédito

Até mesmo no caso do cartão de crédito consignado, em que há um limite de usos mensais, ainda é preciso ter alguns cuidados ao usá-lo.

O primeiro é ter um planejamento financeiro eficaz. A partir desse estudo de suas contas, você entenderá qual é o valor mensal que entra e o que sai, reduzindo as possibilidades de se endividar por fazer compras por impulso.

Além disso, sempre é indicado ter uma lista de itens ao fazer compras. Como você vai saber o quanto pode gastar, defina quais serão as suas prioridades. No caso de compras a prazo, é melhor optar por essa alternativa só se não houver cobrança de juros. Do contrário, você vai acabar pagando um valor muito acima do que o produto realmente vale.

Por fim, nunca use o cartão como uma renda auxiliar. Afinal, no mês seguinte, vai ser preciso pagar essa conta, o que pode trazer dívidas e dores de cabeça.

Neste post, você viu que quem está negativado pode, sim, ter um cartão de crédito, mesmo que seja diferente dos cartões tradicionais. Como mostramos, é importante que você entenda quais são as suas necessidades e tenha um bom controle sobre as suas contas para não ficar impedido de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado.

Veja também!

Vantagens de limpar o nome online que vão além da praticidade

Como evitar fraudes no cartão? Confira 5 dicas!

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhe!

Mostrar Comentários

Categorias

Quer saber como limpar seu nome e manter uma boa saúde financeira?

Cadastre seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos.