Contestação de pagamento e cancelamento de compra no cartão de crédito: qual a diferença?
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Seus DireitosVocê sabe qual é a diferença entre uma contestação de pagamento e o cancelamento de compra no cartão de crédito? Embora sejam situações semelhantes, elas têm as suas diferenças e servem para ocasiões também diferentes, tratando-se de soluções para problemas distintos.
É inegável o fato de que comprar pela internet traz facilidades para o nosso dia a dia, não é verdade? Sem sair de casa, é possível conhecer inúmeros produtos e ainda fazer uma pesquisa mais detalhada sobre as alternativas disponíveis.
Mas é preciso ter atenção. Existem situações em que você vai precisar fazer a contestação de pagamento ou “chargeback”. Mas o que é isso, afinal? E qual é a diferença entre ela e o cancelamento de uma compra?
Se você não reconhece uma compra na fatura do seu cartão de crédito ou se arrependeu e quer devolver um produto comprado pela internet, saiba o que fazer nesses casos e entenda a diferença entre contestação de pagamento e cancelamento de compra.
O que é contestação de pagamento e quando ela pode ocorrer?
Contestação de pagamento é quando você não reconhece o valor que veio em sua fatura de cartão de crédito. Por exemplo, você comprou aquele aparelho celular que tanto queria, mas percebeu que o pagamento veio duplicado. Nesse caso, será preciso contestá-lo para não pagar duas vezes.
No próprio aplicativo dos bancos é possível fazer essa contestação. Mas se você não tem muita habilidade com essas ferramentas, o ideal é entrar em contato com a operadora do cartão pelo telefone e explicar a sua situação.
Além disso, há situações em que a pessoa não fez compra alguma. Nesse caso, é preciso entender o que aconteceu, pois há várias possibilidades:
- perder o cartão e ele ser usado por outra pessoa;
- emprestar o cartão de crédito para algum familiar e não se lembrar;
- ter o cartão clonado.
O que fazer nesses casos?
Entre em contato com a operadora do seu cartão e solicite o bloqueio imediato. Faça também um boletim de ocorrência, pois se trata de um crime. E vale lembrar que é preciso pagar os demais valores para evitar problemas com a operadora. Ou seja, você não pagará as compras que foram feitas pelos criminosos, porém, deve pagar aquelas que realmente foram feitas por você.
Qual é a diferença entre contestação de pagamento e cancelamento de compra?
Não confunda contestação com cancelamento de compra, pois são coisas diferentes. Na contestação, como vimos, ocorre uma cobrança indevida. Ou seja, você não precisará pagar aquele valor, seja por erro da operadora, seja por algum tipo de fraude.
Já o cancelamento de compra é um direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Você tem até sete dias corridos depois da chegada do produto comprado pela internet para devolvê-lo e ter o reembolso integral.
Além disso, se você se arrepender antes mesmo da entrega, pelo próprio site da loja é possível solicitar esse cancelamento. Afinal, tem algumas compras que a gente faz por impulso, não é verdade?
Nesse sentido, o ideal é pensar bastante antes de finalizar uma compra. E não se esqueça de conferir a política de cancelamento dos sites, pois cada empresa tem regras específicas. Assim você evita dores de cabeça desnecessárias.
Tive meu cartão clonado e fui negativado. E agora?
Se você teve o seu cartão clonado e, mesmo entrando em contato com a operadora do cartão, o seu nome foi parar em listas de maus pagadores, isso pode ser um problema, mas que tem solução.
No caso de uma negativação indevida, é necessário entrar em contato de novo com a operadora do cartão e pedir a retirada imediata das pendências no seu nome. Já se isso não funcionar, você poderá entrar com um acordo extrajudicial e pedir uma compensação. Afinal, ficar com o nome sujo pode te prejudicar bastante se você estiver precisando de crédito ou até em outras situações.
Você ainda pode contar com a ajuda da noPositivo! Para isso, basta preencher este formulário completamente online e, assim, você terá uma avaliação gratuita do seu caso, sabendo se você pode ou não receber uma compensação.
A noPositivo é uma empresa especializada em ajudar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma compensação justa por todo o transtorno passado.
Neste post, você pôde entender o que é contestação de pagamento e qual é a sua diferença para o cancelamento de compra. Lembre-se sempre de conferir a sua fatura. Dessa forma, é possível identificar se há alguma cobrança que você não reconhece ou até mesmo uma compra que tenha sido duplicada. Quanto mais cedo entrar em contato com a empresa, melhor!
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Importante!
Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]
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