Quanto tempo leva para limpar o nome? Saiba aqui!

Quanto tempo leva para limpar o nome? Saiba aqui!

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Ao ficar negativado, o consumidor se preocupa em saber como sair dessa situação e em quanto tempo ele leva para limpar o nome. Uma vez que a negativação atrapalha e, por vezes, acaba impedindo o andamento de algum negócio, o cliente precisa saber quando ele deixará de ter o crédito restrito.

A regra geral é que, após a identificação do pagamento da pendência, o nome do devedor deve ser retirado das listas de maus pagadores em até 5 dias úteis. Após esse período, se não houver a retirada, a negativação pode ser considerada como indevida.

Está negativado? Entenda melhor sobre o tempo que leva para limpar o nome e saiba quais as condições para que este prazo seja cumprido.

Com quanto tempo o nome é limpo?

Quando o cidadão está com dívidas vencidas em aberto e, consequentemente, com o nome sujo, ele tem duas opções: fazer o pagamento do débito ou manter a pendência.

Para ter o nome limpo, não é necessário fazer o pagamento de toda a dívida de uma única vez. Ao entrar em contato com a empresa credora para acertar o débito, é possível fazer uma negociação e parcelar o pagamento.

Assim, a partir do pagamento da primeira parcela, o nome do consumidor já precisa ser retirado das listas dos órgãos protetores de crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista SCPC.

Neste caso, o prazo para que o nome seja limpo é de até 5 dias úteis após a identificação do pagamento. Se o cliente pagar via boleto bancário, o prazo de 5 dias só vai ser válido após a compensação do boleto, que normalmente acontece em 1 ou 2 dias úteis, a depender do banco emissor.

Já se o pagamento não for feito ou se não houver nenhum tipo de negociação entre o devedor e a empresa credora para que a pendência seja resolvida, o tempo que leva para o nome ficar limpo é de 5 anos.

Quando a dívida que causa a negativação não é paga, ela pode ficar registrada por até 5 anos nos birôs de crédito. Durante todo esse tempo, o consumidor enfrenta dificuldades para contratar modalidades de crédito e, assim, pode se prejudicar.

No entanto, após 5 anos, mesmo que não haja o pagamento do débito, a dívida prescreve e o nome do devedor deve ser retirado das listas de maus pagadores. Neste caso, a dívida continua existindo, mas o nome do consumidor não pode continuar sujo.

Vale saber que optar por não pagar a dívida não resolve o seu problema. Apesar do seu nome ser limpo mesmo sem você pagar o débito, ele continuará existindo até que seja pago. Você não terá mais restrição de crédito, mas ainda poderá ser cobrado e ter problemas para fechar qualquer negócio com a empresa credora.

Além disso, você ficará com o nome sujo por 5 anos. Não poderá contratar nenhum tipo de crédito durante este período – sem empréstimos, financiamentos ou cartão de crédito – e nem fazer compras parceladas. Portanto, não vale a pena esperar todo esse tempo para se livrar da negativação sem pagar a dívida.

Como limpar o nome?

Para que o seu nome fique limpo, ou você deve pagar a pendência, ou é preciso esperar 5 anos para a dívida caducar – o que não é aconselhável.

O primeiro passo de quem quer pagar o seu débito é saber quanto e a quem se deve. Isso pode ser feito facilmente pelos sites do Serasa e Boa Vista SCPC, e pelo aplicativo do SPC Brasil, disponível para Android e iOS.

Depois, é preciso fazer um planejamento financeiro, a fim de evitar um novo endividamento. Sabendo quanto você pode pagar por mês, fica mais fácil de negociar com a empresa e correr menos riscos de contrair uma nova dívida.

Assim, entre em contato com a empresa credora e diga que você quer negociar. Saiba quais são as ofertas disponíveis e escolha aquela que mais se adéqua ao seu bolso.

Faça isso com calma! Se você aceitar a primeira oferta sem pensar ou analisar o seu orçamento, você pode não ter condições para manter os pagamentos, podendo ficar com o nome sujo novamente. Por isso, pense muito bem antes de aceitar qualquer negócio.

Após a negociação e o pagamento da primeira parcela, o seu nome deve ficar limpo em até 5 dias úteis depois da identificação do pagamento pela empresa credora.

Paguei minha dívida e meu nome continua no Serasa. E agora?

Se mesmo após fazer o pagamento da dívida, o seu nome continuar no Serasa, SPC ou Boa Vista SCPC, você pode ter sido vítima de uma negativação indevida.

O tempo máximo que leva para limpar o nome, no caso de pagamento da dívida, é de 5 dias úteis após a identificação do pagamento. Se esse prazo não for cumprido – o que resultará em uma negativação indevida – você pode entrar em contato com a empresa credora e pedir a retirada imediata do seu nome dos birôs de crédito.

Mesmo que o contato com a empresa resolva o problema e o seu nome fique limpo, você ainda pode receber uma compensação por danos morais pelos transtornos sofridos. Afinal, o prazo máximo, que era de 5 dias úteis, não foi respeitado.

Como conseguir uma compensação em caso de negativação indevida?

Quando há uma negativação indevida, o consumidor fica sujeito a vários prejuízos. Além de ficar com o crédito restrito, ele ainda pode passar pelo constrangimento de ser mal visto na praça, sendo julgado como mau pagador.

Assim, a justiça entende que a simples negativação indevida gera o dano moral. Mesmo que o cliente não se veja prejudicado, ele pode receber uma indenização pela situação passada, a depender do seu caso.

Para isso, ele deverá entrar com uma ação contra a empresa credora e solicitar a compensação. Neste caso, será preciso apresentar os documentos que comprovem que seu nome foi negativado indevidamente.

Os documentos podem ser os comprovantes de pagamento, protocolos de atendimento que comprovem a negociação realizada entre cliente e credor, a data em que a dívida foi para os órgãos de proteção ao crédito, entre outros documentos relacionados.

Se for preciso, entre em contato com a empresa para solicitar alguma informação sobre as datas.

Neste procedimento, você pode contar com a ajuda da noPositivo! Clicando aqui, você tem uma avaliação gratuita do seu caso e consegue saber se poderá receber ou não uma compensação.

A noPositivo é uma empresa especializada em ajudar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma compensação justa por todo o transtorno passado.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Consulte o nosso FAQ ou, se preferir, nos envie uma mensagem!

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Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

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