4 aplicativos para consultar nome sujo

4 aplicativos para consultar nome sujo

Banner 728x90 Banner 300x100

Atualmente, o consumidor pode consultar aplicativos e saber se o seu nome está sujo em poucos minutos e, ainda, no conforto do seu lar. Saber se existe alguma pendência que está sujando o seu nome é fundamental para a sua saúde financeira, principalmente se você deseja pegar algum empréstimo, financiar um carro ou imóvel ou fazer alguma compra parcelada.

Uma vez que a restrição no nome é um impedimento para conseguir vários tipos de linhas de crédito, saber antecipadamente sobre a situação do seu CPF pode evitar alguns constrangimentos, além de te ajudar na solução mais rápida do problema.

Por essa razão, existem algumas empresas que permitem que você faça essa consulta rapidamente pelo seu celular, sem ter que sair de casa e, em alguns casos, gratuitamente. Conheça agora 4 aplicativos que você pode consultar e saber se seu nome está sujo para buscar a negociação das suas dívidas.

1. Serasa

O aplicativo da Serasa possui as mesmas funções que o portal online do órgão protetor de crédito. Em poucos passos e gratuitamente, é possível saber se o seu nome está sujo e ainda ver quais são as dívidas que estão negativando o seu CPF.

Para começar, abra o aplicativo, disponível para Android e iOS, e selecione a opção “Próximo” até que apareça a opção “Vamos lá”. Ao selecioná-la, digite o seu CPF e, se já tiver uma senha, clique em “Entrar com senha” para digitá-la. Se você ainda não tiver um cadastro, clique em “Cadastre-se grátis” e insira os dados solicitados.

Ao entrar na sua conta, logo na página principal você verá se seu nome está limpo ou não. Se ele estiver sujo, você pode acessar mais detalhes para saber quais são as dívidas acusadas. Assim, basta clicar sobre a opção em que aparece um número e ver quais são os valores em aberto.

2. Boa Vista Consumidor Positivo

O aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo é o app da Boa Vista SCPC, um dos órgãos de proteção ao crédito. Ele também permite que o cidadão faça a consulta de nome sujo gratuitamente e veja quais são os débitos acusados.

Para fazer a pesquisa, abra o aplicativo, disponível para download no Google Play Store e na App Store, insira o seu CPF e clique em “Entrar” para colocar a sua senha. Caso ainda não tenha uma, faça o seu cadastro rapidamente informando os dados solicitados.

Ao entrar na sua página principal, na parte de “Autoconsulta”, você verá as opções Dívidas Vencidas, Cheques Devolvidos, Protestos e Alertas de Documentos Perdidos. Principalmente nas três primeiras opções, se houver algum número sobre elas, selecione-as e veja quais são as pendências acusadas. Se não houver nenhuma, seu nome estará limpo.

3. SPC Consumidor

Outra alternativa entre os aplicativos para consultar o nome sujo é o SPC Consumidor, o app do SPC Brasil, outro órgão protetor de crédito. Enquanto no site da instituição, a consulta de CPF é paga, no app ela é gratuita, proporcionando grande facilidade ao consumidor.

Pelo app, é possível saber se seu nome está sujo em poucos minutos. Comece abrindo o aplicativo, que pode ser baixado no Google Play Store e na App Store, e clique na setinha para a direita até que as opções “Faça seu cadastro” e “Já tenho uma conta” apareçam. Assim, selecione a alternativa de acordo com a sua situação. Se ainda não tiver um cadastro, basta informar os dados solicitados e cadastrar uma senha. É totalmente gratuito.

Após entrar na sua conta com seu CPF e senha, você verá o seu score e, abaixo dessa informação, será possível saber se seu nome está limpo ou não.

4. Guiabolso

O Guiabolso é um aplicativo de gestão financeira, que auxilia o consumidor a controlar os seus gastos e a planejar seu orçamento. Além dessa funcionalidade, a ferramenta também permite que seus usuários vejam a situação do seu CPF, sabendo se há ou não dívidas que estão negativando o seu nome.

Para fazer a consulta de nome sujo por ele, abra-o e clique em “Começar” se ainda não tiver uma conta, ou em “Já sou cadastrado” se já tiver uma – o app está disponível para download no Google Play Store.

Vale a pena saber: ao fazer o seu cadastro, você terá que colocar os seus dados bancários, inclusive sua senha eletrônica, a mesma usada para acessar a sua conta no banco ou instituição financeira. Apesar disso, o aplicativo é seguro: todos os dados são criptografados e o aplicativo não tem nenhum poder para movimentar os valores que estão na sua conta, sendo a senha necessária apenas para a visualização da movimentação que você mesmo faz.

Ao entrar na sua página principal e ver todos os detalhes sobre a sua conta e cartão de crédito cadastrados, desça um pouco a tela até encontrar a opção “Monitoramento de CPF”. Clique sobre ela e depois em “Continuar”. No primeiro acesso, por segurança, o aplicativo irá pedir alguns de seus dados, como nome completo e data de nascimento.

Informando os dados solicitados, você verá o seu score e poderá saber se há alguma dívida negativando o seu nome na opção “Radar de CPF”.

Por que consultar o CPF regularmente?

Ter o nome limpo ou não pode abrir ou fechar algumas portas para você enquanto consumidor interessado pela contratação de crédito. Consultar regularmente os aplicativos mencionados para saber se seu nome está sujo ou limpo é uma excelente forma de prevenir certos constrangimentos e manter uma boa saúde financeira. Sem esse conhecimento prévio, você pode solicitar alguma linha de crédito e acabar tendo uma surpresa quando o pedido for negado.

Um exemplo é quando você está em negociação para comprar um carro e opta pelo financiamento. Sem ter feito a consulta antes de solicitar o crédito ao banco ou instituição financeira, você pode ter sua solicitação negada e nem saber o porquê.

Por isso, é fundamental que você sempre veja a situação do seu CPF, mesmo quando não há o interesse em contratar algum crédito, para melhorar o seu score e melhorar a sua saúde financeira, uma vez que ela pode influenciar na sua saúde física e mental.

Meu nome está sujo, mas não reconheço a dívida. O que fazer?

Infelizmente, essa é uma situação que pode acontecer. A negativação indevida pode ocorrer em diferentes circunstâncias, dentre as quais podemos destacar:

  • Conta já paga – você até tinha um débito com a empresa, mas mesmo após o seu pagamento, ela ainda não retirou o seu nome das listas de maus pagadores;
  • Serviço não contratado – aqui, você nem chegou a contratar algum serviço, mas a empresa faz a cobrança. Diante do não pagamento, seu nome fica sujo;
  • Dívida prescrita – quando a dívida já completou 5 anos, mas a restrição no seu nome permanece;
  • Golpe ou fraude – quando você é vítima de um golpe ou fraude e tem seu CPF envolvido em gastos de pessoas mal-intencionadas;
  • Erro da empresa – quando você realmente deve algum valor, mas o que é cobrado é maior do que a pendência real.

Em casos como esse, a primeira coisa que deve ser feita é entrar em contato com a empresa responsável pela negativação e explicar a sua situação. Peça, também, para que o seu nome seja retirado das listas de maus pagadores. Se a negativação realmente for indevida, seu nome deve ficar limpo em até 5 dias úteis, no máximo.

Se este período não for respeitado, ou se você tiver algum prejuízo resultante da negativação indevida – como a não aprovação em uma solicitação de crédito, por exemplo -, você ainda pode entrar com um acordo extrajudicial e pedir uma compensação por todo o transtorno vivido.

Para isso, você pode contar com a ajuda da noPositivo! Clique aqui para ter uma avaliação gratuita do seu caso e saiba se você pode ter direito a uma indenização.

Somos uma empresa especializada em auxiliar o consumidor que sofreu uma negativação indevida, trabalhando para limpar o seu nome e na busca de uma compensação justa por tudo o que foi passado.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Consulte o nosso FAQ ou, se preferir, nos envie uma mensagem!

Veja também!

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Conheça 9 mitos sobre nome sujo

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Compartilhe!

Mostrar Comentários

Categorias

Quer saber como limpar seu nome e manter uma boa saúde financeira?

Cadastre seu email e receba gratuitamente nossos conteúdos.