Pagou a dívida e o nome ainda está negativado? Saiba o que fazer
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Limpar o nome- Paguei a dívida, mas continuo negativado. O que fazer?
- 1. Entre em contato com a empresa e peça o comprovante de pagamento da dívida
- 2. Aguarde o período solicitado pela empresa
- 3. Ainda negativado? Reúna comprovantes e documentos
- 4. Acesse o site da noPositivo e explique o seu caso
- Como a negativação indevida pode prejudicar os clientes?
- Como saber se estou negativado?
- Veja também!
Se você pagou uma dívida e ainda está com o nome negativado, algo pode estar errado. Confira como funcionam seus direitos neste caso.
Ter dívidas é uma situação complicada, ainda mais quando os valores são altos e os pagamentos estão bem atrasados. Mas, você já imaginou pagar uma dívida e o seu nome continuar negativado? Isso pode acontecer, e o cliente deve saber como agir.
As empresas têm o direito de encaminhar os clientes com dívidas em atraso para as listas de inadimplência. Por outro lado, quem paga os valores em aberto também deve ser retirado das relações, já que elas atrapalham o histórico dos clientes.
Se o pagamento da dívida é feito, e após um período determinado, o cliente prossegue com o nome sujo, trata-se de uma negativação indevida. Nesses casos, cabe ao titular do CPF buscar os seus direitos. Saiba como proceder!
Paguei a dívida, mas continuo negativado. O que fazer?
Muitos brasileiros buscam regularizar suas dívidas e manter uma vida financeira estável. Mesmo que seja uma tarefa difícil para algumas pessoas, é possível pagar as contas, eliminar pendências que tiram o sono e afetam a qualidade de vida.
Quando uma dívida é paga, os clientes precisam sair das lista de inadimplência e do cadastro da Serasa em até 5 dias úteis. Além disso, a empresa precisa emitir um comprovante de quitação dos débitos, informando que não há pendências por parte do cliente.
A retirada do nome e a emissão do comprovante de pagamento são direitos do consumidor. Por isso, as empresas não devem agir de má-fé e manter a dívida em aberto no sistema. Isso prejudica os clientes na solicitação de serviços financeiros e em outras situações.
Veja abaixo como prosseguir se uma empresa não retirar a sua negativação.
1. Entre em contato com a empresa e peça o comprovante de pagamento da dívida
Assim que a dívida for quitada, os clientes devem guardar os comprovantes de pagamento. Os documentos garantem que a empresa recebeu os valores, além de garantir que o cliente não possui contas pendentes com a mesma.
Com o comprovante em mãos, entre em contato com o local onde tinha a dívida e informe a realização do pagamento. A princípio, o atendente responsável pode solicitar algumas informações, como o envio de uma foto do documento.
Geralmente, os valores pagos caem em poucos dias no sistema da empresa. Logo, é possível que a dívida já esteja quitada no sistema.
Mesmo assim, o cliente deve solicitar um comprovante de quitação de débitos. Esse documento comprova que não há pendências de valores em aberto com a empresa. Em seguida, é necessário solicitar a “desnegativação” do cliente, ou seja, a limpeza de nome do titular da dívida.
2. Aguarde o período solicitado pela empresa
Como dissemos anteriormente, o prazo para que o nome do cliente seja regularizado é de até 5 dias úteis. É provável que, no contato inicial com a empresa, este prazo seja indicado, então aguarde o período da solicitação.
Após a regularização do nome junto aos birôs de crédito ou do Serasa, a empresa deve informar o cliente. O contato pode ser feito por meio de e-mail ou telefone, até mesmo pelo protocolo de atendimento que foi aberto. Verifique como é possível fazer o acompanhamento.
3. Ainda negativado? Reúna comprovantes e documentos
Se você fez contato com a empresa, informou o pagamento da dívida e ainda está negativado, saiba que, nesta situação, se trata de uma negativação indevida. Na prática, a empresa já recebeu os valores, e não há pendências em aberto.
Nesses casos, reúna os comprovantes de pagamento da dívida e os protocolos de atendimento. Você vai precisar deles para buscar apoio jurídico e conseguir a regularização do seu nome.
4. Acesse o site da noPositivo e explique o seu caso
A noPositivo trabalha para que os consumidores consigam limpar o seu nome em casos de negativação indevida, mas também em situações de cobranças abusivas. Além disso, buscamos também uma compensação justa pelo transtorno.
Regularizou a dívida e continua com o nome sujo? Acesse a home page e clique em “Avaliar meu caso grátis”. Você será redirecionado para a central de atendimento no WhatsApp, onde deve informar com detalhes o ocorrido.
Para analisar o caso, precisaremos de alguns documentos, mas fique tranquilo: suas informações estarão seguras e protegidas com a gente. Pedimos os seguintes dados:
- documento pessoal com foto e o número do CPF (como RG ou Carteira de Habilitação);
- cópia da negativação no Serasa ou SPC. Basta tirar uma foto ou print da tela do seu celular ou computador quando estiver consultando esses sites;
- comprovantes de cobranças feitas após o pagamento da dívida;
- o boleto que comprove a quitação da dívida;
- protocolos de atendimento.
O atendimento da noPositivo é feito online, sem que você precise sair de casa para encaminhar documentos. Além disso, temos especialistas em direito do consumidor prontos para indicar os melhores caminhos para cada situação.
Você só paga pela assistência da noPositivo se houver uma compensação pelo transtorno. O valor é equivalente a 30% da compensação recebida.
Recebo uma compensação pela negativação indevida?
Nem sempre é possível receber compensações pelos transtornos, mas a equipe da noPositivo trabalha para que o nome seja regularizado. Além disso, existem casos com diferentes níveis de complexidade, o que também reflete na decisão final.
Por isso, teremos muito prazer em analisar o seu caso e indicar o melhor caminho para regularizar o seu nome.
Como a negativação indevida pode prejudicar os clientes?
A negativação é um fator prejudicial para os clientes não apenas financeiramente, mas também emocionalmente. Se houver cobranças excessivas por parte das empresas, isso pode afetar o cotidiano dos responsáveis pelas dívidas.
Veja abaixo como a negativação pode afetar a vida do titular da dívida.
1. Dificuldade para contratar serviços financeiros
Quem está negativado possui maior dificuldade para conseguir aprovação em financiamentos, empréstimos e até na solicitação de cartão de crédito. Antes de liberar os serviços, os bancos e financeiras analisam o crédito do crédito.
A negativação faz com que o cliente entre na lista de devedores, e a relação é consultada pelas empresas antes de liberar empréstimos. Se houver riscos de endividamento por parte do cliente, os bancos optam por não liberar.
Em outras palavras, o poder de compra dos clientes acaba sendo menor quando há a negativação. Aproveite!
2. Aumento de juros e multas
Dependendo da empresa onde foi feita a dívida, há o acréscimo de multas e juros. Ou seja, se não houver negociação dos pagamentos, os valores tendem a aumentar. A saída é renegociar as pendências e quitar os pagamentos no prazo para evitar aumentos.
As dívidas com cartão de crédito, por exemplo, têm juros elevados, por conta do crédito rotativo. Se uma negociação não for realizada junto ao banco ou financeira, haverá cobranças de altos valores – o conhecido fenômeno “bola de neve”.
3. Restrição para alugar imóveis
Infelizmente, as pessoas com o nome sujo apresentam, de certa forma, um risco de prejuízo para os bancos e outras empresas. Algumas imobiliárias, por exemplo, analisam o histórico de dívidas do interessado em alugar um imóvel.
Com base nas dívidas vinculadas ao CPF, as empresas de aluguel podem não aceitar o perfil do cliente como locador de um imóvel. Por isso, vale a pena regularizar os pagamentos para conseguir alugar imóveis com boas condições.
4. Problemas emocionais
Uma dívida em aberto pode tirar o sono do seu responsável, literalmente. As preocupações constantes acabam gerando estresse e ansiedade. Além disso, as cobranças, certas vezes abusivas, feitas pelas empresas também podem ser prejudiciais.
Contudo, existem regras para a cobrança de dívidas. As empresas devem respeitar o horário comercial local e cobrar apenas em dias úteis. É proibido entrar em contato pelo telefone da empresa onde o devedor trabalha, e nem com familiares.
Caso seja exposto desta forma, você pode entrar em contato com o Procon do estado ou buscar ajuda jurídica. As empresas têm o direito de cobrar, mas dentro dos limites adequados.
Como saber se estou negativado?
Existem algumas formas para descobrir se você está com o nome sujo. Hoje, as empresas que monitoram as dívidas liberam sites e aplicativos para acompanhar a situação do CPF e também negociar possíveis dívidas.
A Serasa, por exemplo, possui um sistema completo de monitoramento. Os usuários conseguem ver dívidas pendentes, mas também observar quais empresas consultaram o seu CPF, acompanhar o score e solicitar outros serviços.
Outra opção é o Boa Vista/ Consumidor Positivo. Nele, é possível consultar a situação do CPF, negociar dívidas e consultar informações sobre a saúde financeira. Se preferir, a empresa possui um aplicativo para gerenciar as finanças.
Consultou seu CPF nos sites e descobriu uma negativação indevida? Acesse o nosso site e explique o seu caso. Os especialistas da noPositivo estão prontos para te ajudar e orientá-lo da melhor forma.
Veja também!
Importante!
Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico. Texto revisado por Renato Haidamous Rampazzo, cadastrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de São Paulo, sob o número 406.543.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]
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